Find me

Quem eu sou

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Gabriel é um artista


Por alto, eu já sabia disso, mas, os dias em São Paulo com ele foram a comprovação da minha tese. O curioso é que Gabriel não conhecia a cidade que, de cara, lhe foi extremamente familiar. A cada muro, prédio, parede grafitada das ruas paulistanas - clássicos da cidade - Gabriel não só apontava quem era o artista responsável, mas contava a história da obra.

As exposições então foram um prato cheio para estimular ainda mais tanta sensibilidade.

Gabriel passeou por Tarsila do Amaral, Van Gogh, Dalí e tantos outros, com atenção, e criticou alguns outros nomes que se expressavam de formas mais abstratas. Claro que, para mim, apreciadora, porém, pouco conhecedora de artes visuais, os nomes me remetiam apenas às salas de aula do ensino médio. Gabriel não. Gabriel realmente conhecia. Observava com atenção as linhas e expressões de cada quadro, de cada escultura.


Gabriel é um artista e um apreciador de arte, mas pasmem, ele não é um chatão. Também passava rápido pelos temas que pouco lhe interessavam, não parava horas lendo a história de cada peça, criticava as que não faziam nenhum sentido, questionava como algumas obras eram consideradas obras, ria dos memes bobos que eu fazia com as expressões engraçadas das esculturas e apontava o extintor de incêndio do museu como a obra de arte mais bonita do local.

Passeamos por exposições infantis como Batman e Turma da Mônica - minha preferida, por sinal- e curtimos a exposição interativa feminista.



E como bom arquiteto que é, Gabriel também apreciou as fachadas diferentonas dos prédios da Paulista, olhava para o teto e para o chão de qualquer lugar que entrava, criticou escadas de madeira da pinacoteca - que já não me lembro por que não eram boas - e falou sobre tantas outras expressões arquitetônicas que aí é que eu não entendo nada mesmo.



Gabriel é um artista! E não só isso. Gabriel é uma obra de arte rara. É um puta de um um gato! Além de apreciador de música, de arte, de plantas, de cores e das belezas simples da vida. Todo bem feito e todo perfeito, no que tem que ser. Mas com alguns defeitos sim, como tem que ter.



Foi a melhor obra de arte que vi em São Paulo, que vejo quase todos os dias e que pretendo dividir os sabores mais doces e mais amargos desta caminhada.

Gabriel é um artista. É minha obra de arte preferida.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário