Find me

Quem eu sou

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A expectativa para o retorno aos estudos


Primeiramente gostaria de agradecer por alguns leitores atenciosos que me fizeram elogios, críticas e alguns me pediram para esclarecer algumas situações relacionadas a minha nova vida em Lisboa. 

Atendendo a este pedido, eu gostaria de esclarecer que eu vim morar em Lisboa pelo fato do meu padrasto ter vindo trabalhar aqui, por 2 anos, por isso eu e minha mãe viemos acompanhando ele. Eu tive a opção de ficar em Brasília, mas eu optei por viver esta nova experiência. A maioria (amigos e familiares) me apoiou, mas também ouvi muitas críticas negativas, mas confesso que foram de pessoas que não tem tanto poder de influência nas minhas escolhas. Foi uma decisão bem difícil de ser tomada, mas a cada dia que passa acredito que fiz a escolha certa!!

Bom, esta semana me matriculei na Universidade. Ao chegar na universidade observei que alguns alunos vestiam uma roupa estilo "Hogwarts" (quem assistiu Harry Potter me entenderá). Fiquei me perguntando se aquilo era algum tipo de uniforme.. mas não, esta roupa é usada pelos alunos antigos para "recepcionar" os calouros. Esta informação colhi de um aluno de Jornalismo que puxei assunto enquanto esperava me chamarem para efetuar a matrícula. Detalhe: Eu não colhi só esta informação, eu colhi todas as informações que minha mente poderia pensar no momento (isto quer dizer que foram muitas) e ele não conseguiu me responder todas, pois logo depois me chamaram para finalizar o processo da matrícula. 

Confesso que eu estava totalmente perdida naquele meio, mas eu não queria demonstrar isso nem para mim mesma, afinal eu não queria que todos me olhassem e pensassem "coitada, a estrangeira está perdida". Eu estava perdida primeiro porque eu não entendia uma palavra do que alguns alunos gritavam, em grupos, pintados, com faixas e cheios de entusiasmo. Para falar a verdade eu entendi uma palavra "CUmunicação" (sim, aqui eles não falam COmunicaçaõ) e isto foi motivo de muitas risadas entre eu e meu padrasto!!!

Saindo dali meu coração bateu forte, desta vez não só de felicidade, mas também de medo. Medo de imaginar que na semana seguinte eu enfrentaria uma nova realidade acadêmica, com novos professores, novas rotinas de estudo, novos alunos e o pior de tudo: Uma língua que ainda não entendo completamente, apesar de ser também português. Quando percebo que estou muito focada nestes medos, tento pensar no lado positivo disso tudo e para mim não há nada mais positivo do que eu poder estudar a fundo algo que sempre quis !! 

Passei horas tentando compreender a minha grade horária, que por sinal é muito confusa. No CEUB eu estudava todos os dias nos mesmos horários e tinha apenas 5 matérias. Aqui os horários são completamente diferentes e terei 8 matérias. O I T O ! Ok, não foquemos no desespero !!!!! 

Estou em uma expectativa enorme para este primeiro dia de aula, isto significa um turbilhão de coisas, que com certeza contarei cada uma delas na semana que vem ! 

Hoje mesmo me matriculei no curso de Espanhol e isto (como quase tudo que faço aqui) foi feito com alguns frios na barriga.

Tenho tentado controlar minha ansiedade, tenho muitos projetos, muitas vontades e alguns sonhos. Digo "alguns" sonhos porque sonhos me soam de uma forma meio inalcançável, mas projetos soam de uma maneira mais leve e parecem ser mais fáceis de se concretizarem. É uma questão boba de pensamento mesmo, mas posso concluir que tudo que tenho vivido aqui, apesar de algumas vezes ser difícil, tem sido um grande sonho. Um sonho morar fora, um sonho fazer jornalismo. Já sou completamente grata por esta oportunidade. 

Encontramos alguns Centros Espíritas por aqui, são pequenos mas muito aconchegantes. Ali consigo entrar em contato comigo mesma e com Deus e eu tenho acreditado, mais do que nunca, na presença Dele na minha vida!!

Obrigada por acompanhar comigo mais alguns dias desta minha nova experiência! Estou aberta a sugestões.

Ps. A foto acima foi tirada na minha Universidade.
Ps. 2 - A música que estou ouvindo agora é do Naughty Boy - La la la. Toca muito nas rádios daqui, estou sempre ouvindo rádio aqui, conhecer novas músicas e aprender a ouvir novos estilos também tem me acrescentado muito!!
Ps.3 - Minha mãe, neste momento, está dando pulos de alegria pois achou o programa "220 Volts" do Paulo Gustavo na TV daqui. Vou comemorar isto com ela e assistir também, sou muito fã dele !!! 

Até a próxima !!
:)

Facebook: Mariana Areias
Twitter: @mari_areias

Um comentário:

  1. Prezada Mariana,

    Ao ler o teu relato histórico deparei-me com situações parecidas em minha vida.
    Saí de São Luís e fui para o Rio de Janeiro,depois para Brasília, uffffa...isso em três anos...
    Diferenças?Pensei que só existissem no exterior! Qual nada! Fui chamada de "paraíba" no RJ e de carioca em Brasília, hã?!
    Adaptações, dúvidas, sonhos, tudo no balaio e ensaio da vida...
    Viva, curta, aprenda, compreenda.
    Boa sorte!

    Keule Gardenia

    ResponderExcluir