Find me

Quem eu sou

domingo, 29 de setembro de 2013

As primeiras impressões da Faculdade


Pensei primeiramente que seria muito clichê escrever sobre minha primeira semana de aula. Confesso também que me falta um pouco de inspiração para escrever este texto, mas como este blog é principalmente para registrar algumas novas experiências por aqui, vou sim escrever sobre isto, já que foi uma das maiores novidades em meus quase 2 meses de Lisboa.

O primeiro registro que posso fazer dessa semana tão esperada é que (óbvio) eu não dormi direito a noite que antecedeu o primeiro dia, fazendo jus a minha característica de ser uma pessoa ansiosa (mas em processo de cura rsrs).

Peguei o ônibus para ir para a faculdade. Apesar de eu ser uma pessoa não muito pontual, consegui chegar bem antes da primeira aula começar. No trajeto fiquei observando tudo, não só os lugares que eu estava passando, mas principalmente o comportamento das pessoas. Naquele dia presenciei 3 discussões no ônibus (é impressionante como as pessoas aqui discutem, naturalmente, o tempo todo) e conclui que os portugueses são um pouco mal humorados pela manhã rsrs. Os ônibus aqui são muito organizados, muito pontuais, limpos, com ar condicionado agradável e quase sempre sem muitas pessoas!! Pegar ônibus aqui não é sacrificante como era no Brasil...

Cheguei na Universidade com a cabeça a mil. Um mix de ansiedade e nostalgia..Eu me lembrei o tempo inteiro do Ceub, do meu curso de direito, dos meus amigos de lá, do meu primeiro dia de aula, do que eu havia deixado para trás e do que eu iniciaria a partir dali.

Minha primeira aula foi de Modelos da Comunicação. Percebi que a sala de aula não era tão grande e nem tão bem estruturada fisicamente como as do Ceub. Na verdade, toda a universidade é um pouco menos bem estruturada do que o Ceub, talvez por ser pública. Isso não me afetou nem um pouco, afinal eu só pensava em como seria esta minha nova vida acadêmica e meu futuro profissional.

Em geral, posso concluir que tenho professores muito bem preparados, (alguns eu ainda não consigo compreender perfeitamente, pois falam muito rápido) e colegas de turma tão bem preparados como nunca vi no Brasil. Uma das coisas que me impressionou foi a maturidade de jovens tão novos que estavam ali pela primeira vez e já pareciam tão familiarizados com a matéria, com as aulas e com os professores.
Por sorte fui bem recebida, com sorrisos, simpatia e pessoas (professores e alunos) dispostos a me ajudar!

Tive uma decepção grande com o restaurante da Faculdade, a comida não era nada agradável (detesto reclamar de comida, porém é um fato), mas eu já estou tentando me organizar para conseguir comer bem nos dias que precisarei almoçar por lá...

Confesso que ainda estou um pouco assustada com tudo isso. Além de ser tudo novo, sinto saudade constantemente de momentos no Ceub, com meus amigos antigos.. apesar disso, estou muito empolgada com o curso, pesquisando e buscando conhecer mais sobre esta nova escolha!

Por conta própria fui conhecer tudo na universidade, fiz minha ficha na biblioteca, na informática e na xerox. Ainda estou um pouco perdida quanto a busca de materiais para estudar, mas espero que eu também me adapte rapidamente!

O tempo em Lisboa está esfriando cada dia mais, apesar de estarmos no Outono, as temperaturas já são baixas e o vento é sempre gelado e muito forte! Isso tem me feito ficar um pouco mais nostálgica, como fiquei no Sábado..mas logo que pude, encontrei os Erasmus e fugi da saudade do Brasil !!!!

Fico pensando como vestirei tantas roupas de frio, todos os dias, durante uns 5 meses..só de pensar me da preguiça, não estou nada acostumada com isso. A vantagem é que eu também gosto do frio, ou melhor, eu gostava..Na verdade eu gostava do frio de Brasília, de 15 ºC...veremos se gostarei do frio constante de 3ºC, 4ºC rsrs !!!!

Escrevi este texto muito rápido, afinal tenho algumas leituras e um trabalho importante para fazer..não escrevi por inspiração, escrevi pela "obrigação" que me impus. Eu precisava registrar o mínimo do que aconteceu na semana passada e tinha que ser Domingo, que é um dia mais tranquilo para mim. A rotina da semana tem sido pesada, ainda demorarei alguns dias para me adaptar a esta nova vida acadêmica e espero que daqui uns dias eu não continue chegando em casa tão "acabada" como tenho chegado rsrs...

Obrigada pela atenção e por compartilhar comigo, novamente, alguns dos meus novos momentos.
Boa semana :)

Facebook: Mariana Areias
Twitter: @mari_areias

Nenhum comentário:

Postar um comentário