Find me

Quem eu sou

sábado, 21 de setembro de 2013

Eu e os estrangeiros



São 4h da manhã, eu cheguei em casa agora, cansada, mas sentindo muita necessidade de registrar o que vivi hoje !! Se eu deixasse para registrar amanhã talvez eu não sentiria tanto a emoção de hoje, por isso preferi não deixar passar !

Hoje Jorge me chamou para encontrar ele e seus amigos espanhóis na casa de um espanhol, que está em Lisboa também pelo programa “ERASMUS” (intercâmbio). Aqui tem muitos jovens estrangeiros exatamente por conta da facilidade de estudos entre os países da Europa.

O principal detalhe era: O dono da festa não conhecia ninguém em Lisboa, chegou aqui há poucas semanas e gostaria de reunir espanhóis em sua casa, portanto fez um evento no facebook e convidou todos. Ele simplesmente não conhecia nem uma pessoa que estava na sua casa, muito menos eu, que não era espanhola e era a única brasileira na casa!!

A princípio recusei o convite do Jorge, assumo que tenho resistência de conhecer novos lugares, ainda mais com pessoas que ainda não tenho tanta intimidade. O que mais me surpreendeu foi: Eu nunca me senti tão a vontade na casa de um desconhecido, com tantos desconhecidos e ainda por cima estrangeiros.

Eu estava um pouco triste em casa, antes de ir ao encontro deles, já sem esperanças de sair, ouvindo músicas brasileiras, relembrando meus amigos, férias, lugares e momentos...apesar de rememorar ser muito bom, as vezes me faz ficar com muitas saudades e consequentemente fico triste. Decidi então ir a tal festa esquisita dos europeus. Coloquei a primeira roupa que vi, saí correndo de casa, meio medrosa por não saber onde era.

Fui até o apartamento com ajuda ilustre do Google Maps. A cada dia que consigo chegar a um lugar com ajuda dele, me pergunto como alguém consegue viver sem esta tecnologia. Fui sozinha, andando, foram 15 minutos a pé da minha casa até lá. Jorge e seus 5 amigos espanhóis já estavam no apartamento do “desconhecido”.

Ao chegar fiquei um pouco acanhada a princípio, afinal, eu me senti uma estranha ali. Mas por um momento eu esqueci que todos ali eram estranhos uns aos outros e que o objetivo daquele encontro era conhecer pessoas, reunir culturas.

Falei com Jorge e seus amigos e fui até a cozinha beber uma água. Do caminho da sala até a cozinha conheci 3 espanhóis e 1 italiano. Todos extremamente simpáticos, conversei inglês, arranhei espanhol, falei português e ainda aprendi um pouco de italiano. Fiquei boa parte da “festa” com eles. Enquanto eu estava conversando com eles, chegavam pessoas, desconhecidas, cumprimentando umas as outras, cheias de vontade de se conhecer e se entrosar. Por um minutos me senti no Brasil. Na verdade, mesmo no Brasil, nunca vi tanta simpatia, tanta gente com um só objetivo e com tanta vontade de conversar e interagir..

Logo depois conheci um alemão, que morou no Brasil por um ano, era mais brasileiro do que eu!!! Sabia falar todas as gírias, cantava muitos sertanejos e sambas, falava “valeu” e “legal” e disse que amava o Brasil e que nunca esqueceria o seu ano de vivência lá!!! O alemão (como todos os alemães), me pareceu um pouco fechado e sério no início, mas logo depois que viu que eu era brasileira se soltou, riu, brincou, contou piadas e cantou músicas. Quando menos esperei estavam mais de 10 pessoas, na mesma roda, conversando entre si..a maioria espanhóis, mas tinha eu de brasileira, o meu amigo alemão, um francês tímido e um italiano.

Saímos todos dali e fomos ao Mc Donalds. Durante este trajeto, o que me impressionou foi que muitos não se conheciam antes daquele encontro, mas todos juntos, caminhando pelas ruas, 1h da manhã, estavam tão entrosados, sorridentes e carinhosos entre si, que eu ficava “boba” de ver tanta intimidade em tão pouco tempo. Estava estampado na cara de todos eles a felicidade de participar juntos daquele momento, afinal, chegaram todos em Lisboa há poucas semanas, estão todos por intercâmbio e sentiam que aqueles eram os novos amigos daqui !!

No Mc Donalds pedimos o lanche e fomos comer na praça. Eu estava tão encantada com tudo aquilo que só pensava em como iria registrar cada momento. Tentei registrar todas as imagens na minha memória visual, todos os sons, risadas, sotaques, idiomas, na minha memória auditiva. Todos sentamos no chão da praça, 1h30 da manhã, cada um com seu lanche, conversando sem parar!! Eu percebia que para eles aqueles momentos eram normais (já que como eu já havia dito, aqui é normal intercâmbio), mas para mim foi uma das experiências mais interessantes que já vivi.

Andamos até um bairro que tem muitos jovens intercambistas, ficamos ali conversando durante mais um bom tempo.

Eu me senti muito livre, muito “sozinha” (longe dos meus amigos antigos, longe da minha rotina em Brasília), mas ao mesmo tempo me sentia segura com aquelas pessoas que me acolheram tão bem, contradizendo a fama de “europeus são frios”.

Cheguei em casa extasiada com tantos momentos novos! Ainda bem que deixei minha resistência e medo de lado e fui sozinha, para um lugar desconhecido com pessoas desconhecidas. Me senti não só feliz como “vitoriosa”, afinal quebrei um pouco dos meus receios, enfrentei meus medos, me entreguei ao momento, ri, conversei em outras línguas, conheci outras culturas, comi um big mac (isso não é uma novidade) e me encantei com o passeio noturno, pelas lindas ruas e praças de Lisboa, em meio a tantas risadas e idiomas diferentes.

Sei que viverei isso muitas vezes ainda, sei que para muitos isto é super natural, mas eu acho que minha limitação textuária não vai conseguir explicar o mix de sensações que senti e ainda sinto hoje. Superei alguns dos meus limites..

Mais uma vez sou grata a Deus por guiar meus passos e por me dar esta oportunidade de viver tantas coisas novas, que certamente carregarei no meu coração pelo resto da vida. Viverei experiências não só profissionais, como emocionais, assim como esta de hoje. Talvez estas últimas serão as que mais me marcarão.

Lisboa..me encantando e me abrindo caminhos.

São 5H30 da manhã..cansada mas com o coração aliviado e contente!

Ps. Na foto acima estão alguns dos amigos estrangeiros, na outra foto sou eu e o alemão Tobias, aquele que mencionei acima !! Estávamos todos comendo Sanduíche na praça !!


Boa noite, amigos !!

Facebook: Mariana Areias
Twitter: @mari_areias

Um comentário:

  1. Maravilhosa experiência Mariana.Parabéns pela sua coragem de vivenciar novos momentos, aproveita cada minuto.Bjs

    ResponderExcluir