Find me

Quem eu sou

sábado, 14 de setembro de 2013

30 dias de Lisboa




Estava ansiosa para começar a postar no blog novamente ! Meu laptop não está muito bom, preciso levá-lo para arrumar :/ Enfim..
Vou tentar resumir meus primeiros 30 dias em Lisboa, que não posso negar que foram intensos !!

Chegamos cansadíssimos, além da viagem ter sido longa, foi um momento de pensamentos, saudades, expectativas, choros, medos e etc. Foi o momento em que realmente entendi que eu estava deixando minha vida toda "para trás", amigos, conquistas, amores, família, festas, rotina..
Minha mãe chorou desesperadamente quando o avião decolou, aquela cena me assustou muito e me deixou ainda mais medrosa com relação ao que seria Lisboa para mim. Tentei tranquilizá-la, mas no fundo eu estava muito mais desesperada do que ela, apesar de estar bem esperançosa também !!

Na chegada eu me lembrava demais dos Estados Unidos, pois foi minha única experiência de viagem internacional..Ver aquele povo de tudo quanto é jeito, tamanho, cor..É uma diversidade impressionante, coisa que vi quase que da mesma maneira que vi no aeroporto de Atlanta. Um rapaz trabalhador da TAP foi o primeiro a me chamar a atenção pelo sotaque, fiquei observando ele falar e achando super diferente o português "enrolado e fechado" deles..rsrs.

Os primeiros dias foram extremamente corridos, eu sentia que estava tudo fora do lugar, não só minha vida, mas minhas roupas, minhas maquiagens, minhas bijouterias, meus mimos, meus sapatos rsrsrs..

Corremos muito atrás de Universidade, academia, apartamento, curso de inglês para minha mãe, curso de espanhol para mim, operadora de celular e etc. Tudo na tentativa de reorganizar a vida, ou melhor reiniciar a vida, em outro lugar completamente diferente !!! Por falar em lugar diferente, eu senti um impacto mínimo, um impacto positivo, pois achei Lisboa um segundo Brasil, um segundo Rio de Janeiro, só que muito mais organizado, muito mais limpo, com transportes públicos funcionando, sem violência relevante, mas sem a alegria, sorriso e o jeito brasileiro, que sim, eu sinto muita saudade..

As pessoas aqui parecem sempre debochar do que você fala, as vezes desprezam no olhar, são um pouco arrogantes, fechadas e adoram discutir..Mas até isso já estou conseguindo me adaptar, entender o jeito deles e lidar com isso !!!

Um anjo que eu conheci via Facebook e que me ajudou e ajuda muito foi a Dayane (Brasileiríssima)!! Ela foi a responsável por me apresentar muitos lugares e pessoas aqui em Lisboa. Sou extremamente grata a Deus por isso e a ela também, claro rsrs !!! Ela me apresentou, dentre outras pessoas, duas que se tornaram especiais rapidamente, Jorge (um espanhol fofo, educadíssimo e super disposto a aprender Português rsrs) e Lécio (brasileiro e uma das pessoas mais autênticas, alegres e vaidosas que já vi), dois queridíssimos, que considero meus primeiros amigos aqui. No começo chorei muito sentindo falta das minhas amizades no Brasil, sentia falta da sinceridade, da verdade no olhar, dos risos sinceros..mas para compensar meu choro, Deus colocou estes três no meu caminho, que me confortaram com sorrisos sinceros, carinhos, companheirismo. Isso me ajudou mais do que que eu achava que me ajudaria..Com eles fui me sentindo mais familiarizada com Lisboa e comecei a entender e visualizar que agora estes eram meus amigos, esta era minha cidade, esta era minha nova casa e minha nova rotina.

Consegui uma vaga na Universidade, o que estava me preocupando muito, afinal eu havia deixado um curso de Direito pela metade no Brasil, em busca da realizaçãor um sonho (fazer jornalismo). Na minha cabeça eu pensava "Se eu não conseguir esta vaga, eu vou entender que o melhor para mim será continuar o curso de Direito e não seguir o caminho do Jornalismo", mas como isto não aconteceu, eu fiquei extremamente feliz e satisfeita, pois cursarei o que sempre quis. Eu gostava do curso de Direito e não me arrependo de ter feito, tanto que ainda pretendo sim terminá-lo e espero ter forças para isso, mas confesso que não era minha paixão, que meus olhos não brilhavam falando de assuntos jurídicos.. É um curso riquíssimo e importantíssimo, mas quero seguir meu coração no momento !!! Uma das maiores alegrias foi a minha aprovação aqui na Universidade Pública. Ainda estou um pouco apreensiva quanto ao início das aulas, mas isto seré assunto para um outro post.

Conheci alguns pontos turísticos, aprendi a andar na cidade (que é bem simples de se aprender), reorganizei minha vida novamente, voltei a malhar, voltei a comer direito, voltei a ter amigos por perto, voltei a sair, voltei a dormir bem, voltei a ter meu quarto, meus mimos e minha vida novamente, só que de forma diferente!!!

Entender o sotaque do Português daqui não é fácil, tem pessoas que parecem falar outra língua, eu não entendo uma palavra. Isto ainda me preocupa um pouco, pois na Universidade precisarei entender tudo muito bem, mas creio que é uma questão de tempo e adaptação também!! Hoje fui ao Starbucks com a Dayane e um dos funcionários me entregou um cartão de desconto explicando para que servia, eu achei que tivesse entendido tudo, mas no fim das contas, Dayane me explicou e não era realmente nada do que eu achava que tinha entendido. (Sim, a Dayane tem sido meu anjo aqui rsrs)

Andar pelas ruas a noite, de madrugada, as vezes sozinha, as vezes acompanhada, tem sido muito novo para mim, afinal em Brasília não se faz nada a pé, muito menos de madrugada. Aqui tem vida depois da meia noite, as pessoas andam nas ruas, utilizam metrô, ônibus.. Ouvi dizer que há sim violência por aqui, a maioria das vezes são furtos, mas não tanto quanto no Brasil.

Ainda tenho muito o que organizar, muitos lugares para conhecer, muitos amigos para fazer, muitas matérias para estudar, muito espanhol para aprender e isto está me empolgando.. é uma sensação incrível "começar do zero", sair da zona de conforto e ter que quebrar a cabeça para se virar em um outro "mundo", mas também não é simples !!

Tenho tentado seguir com Fé de que Deus está ajustando minha vida, guiando meu caminho e isto é bem nítido já que, graças a Ele, tudo tem caminhado da melhor maneira possível.

Eu gostaria de contar detalhes de tudo que vi e vivi aqui nestes 30 dias, mas se eu fizer isso vai ultrapassar o limite de caracteres desta postagem rsrs. Eu tenho a necessidade de registrar tudo aqui, pois nunca quero esquecer do que ando sentindo e vivendo.

Ps. Estou escrevendo este texto escutando "Sorri, sou rei", uma das músicas que mais toca nas rádios daqui e que me agrada muito!!! Me faz entrar em contato com o que tenho vivido ..

Obrigada leitor :) Até a próxima!!

3 comentários:

  1. Oh pequena, que lindooooo! Emocionei-me com suas palavras...
    Eu que tenho de agradecer por vc, sua mãe e Gatinho terem cruzado meu caminho: pessoas extremamente verdadeiras e do bem.
    Como já disse e repito, já me incluí nessa família!Rsrsrs...
    E sim, farei o que tiver ao meu alcance para que a adaptação de vcs aqui seja a mais suave possível! :)
    Beijinhos enormeeeees, sua LINDA! Hehheeh...

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Mari quanto tempo :D
    Beijo no seu coração!
    Felicidades nessa sua nova fase. Muita muita Alegria!
    ass. Peniel Sousa Prata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peniel muiiiito tempo !!!!
      Obrigada !!
      Tudo de bom pra você também !!

      Excluir